GRUPOS

LUX IN TENEBRIS LUCET (LUTEL)

Lux in Tenebris Lucet é um grupo de estudos voltado à leitura e discussão de textos filosóficos de interesse para o debate acerca da compatibilidade entre fé e razão. No semestre 2017.2, o grupo se dedicará ao estudo do livro "Where the Conflict Really Lies: Science, Religion and Naturalism", do filósofo estadunidense Alvin Plantinga. Os encontros acontecem às Sextas-feiras, no horário das 14 às 16hs, na sala 107 do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici.

NEFA

O NEFA (Núcleo de Estudos de Filosofia Analítica) funciona atualmente como um grupo de pesquisa interinstitucional, congregando filósofos de diferentes IES's interessados no modo analítico de fazer filosofia. Seu objetivo é estimular a realização de estudos conjuntos nas diversas disciplinas filosóficas e gerar conteúdos destinados ao público brasileiro interessado em filosofia analítica.

PENSAMENTO, COGNIÇÃO E LINGUAGEM

O grupo Pensamento, Cognição e Linguagem é um grupo interdisciplinar composto por professores e alunos, majoritariamente da Universidade Federal do Ceará, mas também de outras instituições, interessados em filosofia, em geral, e em filosofia feita na tradição analítica, em particular. Seu intuito principal é consolidar um espaço de debate cordial, racional, crítico e esclarecido que sirva de fórum para a discussão de produções filosóficas variadas, desde ensaios e obras de filósofos externos consolidados a esboços e artigos realizados pelos próprios integrantes do grupo. Para esse efeito, foi constituído um núcleo de leitura, estudo e apresentação de trabalhos, o qual se reúne periodicamente, obedecendo a um calendário pré-definido, no Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), situado em Fortaleza, Ceará, Brasil.